AISP reforça capacidade logística para armazenamento e expedição de artigos de identificação

Em abril de 2026, a AISP concluiu um novo investimento na sua área logística. Assim, aumentou significativamente a capacidade de armazenamento, preparação, embalamento e expedição de artigos de identificação destinados a prestadores de serviços.

O reforço desta infraestrutura surge na sequência do crescimento das necessidades associadas aos projetos de Gestão Documental e controlo de acessos acompanhados pela AISP. Nestes projetos, a disponibilização rápida e organizada de cartões, credenciais e respetivos consumíveis assume um papel cada vez mais relevante.

Com este investimento, a AISP dispõe agora de maior capacidade para responder a operações com volumes elevados. Além disso, está preparada para assegurar a expedição de dezenas de artigos de identificação por dia.

 

Mais espaço para armazenamento e expedição de artigos de identificação

O investimento incluiu o aumento do espaço disponível para armazenamento e a reorganização das áreas destinadas à preparação das encomendas.

Assim, a nova estrutura permite manter em stock os diferentes consumíveis necessários aos processos de identificação, reduzindo a dependência de aprovisionamentos pontuais e melhorando a capacidade de resposta aos projetos.

Entre os principais objetivos do investimento estão:

  • Aumento da capacidade de armazenamento
  • Organização dos consumíveis associados aos sistemas de identificação
  • Melhoria das condições de preparação e embalamento
  • Maior capacidade diária de expedição
  • Redução dos tempos de processamento
  • Preparação para projetos com maior volume de utilizadores
  • Maior capacidade para responder a necessidades simultâneas de diferentes clientes

 

Da Gestão Documental à expedição de artigos de identificação

Em alguns projetos, a conformidade documental está ligada ao acesso de trabalhadores às instalações ou locais de trabalho. Nesses casos, a emissão de um cartão ou credencial pode representar a última etapa de um processo muito mais abrangente.

 

Antes da identificação física podem existir processos de:

registo → documentação → validação → conformidade → autorização → identificação

 

A logística associada aos artigos de identificação torna-se, por isso, parte integrante do serviço.

Um processo documental pode estar concluído, mas a organização continua a precisar de garantir que o trabalhador recebe corretamente a credencial necessária para a operação.

 

Capacidade para acompanhar projetos de maior dimensão

O aumento da capacidade logística permite também à AISP preparar-se para projetos com volumes superiores de trabalhadores e prestadores.

Por exemplo, em operações com centenas ou milhares de utilizadores, a capacidade de armazenar consumíveis, preparar cartões e organizar expedições de forma estruturada torna-se essencial para evitar atrasos.

A melhoria da infraestrutura permite aumentar a previsibilidade do processo. Do mesmo modo, permite responder de forma mais eficiente a necessidades regulares, campanhas de emissão ou picos de procura associados à entrada de novos trabalhadores em projeto.

 

Armazenamento de consumíveis e continuidade do serviço

Outro dos objetivos do investimento foi criar capacidade suficiente para manter armazenados os consumíveis associados aos equipamentos e processos de identificação.

Desta forma, a disponibilidade permite melhorar a continuidade operacional e reduzir o risco de interrupções provocadas pela falta de materiais necessários à produção e preparação das credenciais.

A gestão de stocks passa, assim, a acompanhar o crescimento da atividade e o aumento dos volumes processados.

 

Um investimento na capacidade operacional da AISP

A evolução dos serviços de Gestão Documental exige não apenas investimento em tecnologia, mas também nas estruturas que suportam a operação diária.

Por isso, o reforço do armazém logístico representa mais um passo nessa estratégia.

Ao aumentar a capacidade de armazenamento, embalamento e expedição, a AISP passa a estar melhor preparada para acompanhar projetos com maior dimensão e exigência logística.

Tecnologia, Gestão Documental e logística fazem parte do mesmo processo quando o objetivo é garantir que a conformidade documental chega efetivamente à operação.

Por fim, com este investimento, a AISP-GEDOC reforça a sua capacidade para acompanhar esse processo desde a gestão da informação até à preparação e expedição dos artigos de identificação necessários no terreno.

Leia também: Emissão de credenciais de identificação de prestadores de serviços e Credenciais físicas: mais controlo, mais segurança, mais organização.

Para informação sobre as obrigações dos empregadores nos locais de trabalho, consulte a ACT.

Não nos limitamos a implementar plataformas. Garantimos que funcionam.

Fale com a equipa AISP sobre a implementação, a administração e o acompanhamento da sua operação depois do go-live, em qualquer país, a partir de centros de administração em Portugal.